Obra da trincheira na Mário Tourinho começa segunda-feira com bloqueio no trânsito

 Obra da trincheira na Mário Tourinho começa segunda-feira com bloqueio no trânsito

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Depois de quase um ano de atraso, a construção da trincheira no bairro Seminário entra em uma nova fase a partir de segunda-feira. O trânsito na Avenida Nossa Senhora Aparecida será totalmente bloqueado no cruzamento com  Rua Mário Tourinho a partir das 9h da manhã. Já a Mário Tourinho terá fluxo em apenas uma faixa, no sentido Parque Barigui-Portão. As obras na região estavam paradas desde setembro do ano passado e a nova previsão é de que o trecho esteja pronto para circulação de veículos e pedestres em abril do ano que vem. A trincheira deveria ter sido entregue há três meses, segundo o cronograma inicial.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, os trabalhos devem afetar diretamente 62 mil pessoas e nove linhas de ônibus que passam pelo trecho todos os dias. De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues, o objetivo da prefeitura é melhorar a ligação da região central de Curitiba com o bairro Campo Comprido, no sentido leste-oeste, e da região do Portão com a BR-277, no sentido norte-sul.

Os cerca de 160 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo também vão sentir as mudanças provocadas pela obra. Pelo menos 11 linhas de ônibus terão que mudar o itinerário. O gestor da Área de Programação do Transporte Coletivo, Adão José Lara Vieira, explica que durante o período de obras serão demarcados pontos alternativos para que os usuários façam o embarque e desembarque dos coletivos.

Adão José Lara Vieira reforça ainda que as principais alterações serão feitas após uma análise dos impactos gerados na região a partir da próxima segunda-feira (23). De acordo com ele, equipes da Urbs vão acompanhar o percurso das linhas de ônibus e o tempo de trajeto dos coletivos e, com isso, fazer as modificações necessárias para impactar o menos possível o trânsito e o deslocamento dos usuários do transporte coletivo.

De acordo com o diretor de operações da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Pedro Darci, nos primeiros 15 dias de trabalho agentes de trânsito vão orientar os motoristas nos principais pontos onde estão sendo realizadas as obras. O diretor de operações da Setran diz ainda que os bloqueios devem ocorrer em um raio de 5 quilômetors.

A Prefeitura elaborou uma página especial com informações detalhadas sobre a obra. Lá os usuários do transporte coletivo e motoristas podem acessar os mapas com desvios no trânsito e nas linhas de ônibus. As informações podem ser acessadas no endereço www.trincheiramariotourinho.com.br.

A administração municipal também vai atualizar constantemente as informações no aplicativo Waze e pela Central 156. Além disso, é possível receber informações do tráfego na região e dos bloqueios pelo whatsapp – basta enviar uma mensagem para o telefone (41)99876-2903 para ativar o serviço de envio de atualizações sobre a obra.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Foto: Pedro Ribas/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem