Obras da Linha Verde Norte devem ser concluídas em 2024, aponta novo cronograma

 Obras da Linha Verde Norte devem ser concluídas em 2024, aponta novo cronograma
Foto: Luiz Costa/SMCS

As obras da Linha Verde, entre os bairros Bacacheri e Atuba, devem ser concluídas somente em 2024. É o que prevê o novo cronograma dos trabalhos estabelecido pela Prefeitura de Curitiba após o rompimento de contrato com a empreiteira responsável pelas obras. Um novo edital de licitação é prometido para o próximo mês e o prazo para conhecer a empresa vencedora do processo é, em média, de 60 a 120 dias. Se não houver nenhum contratempo, a previsão para a conclusão da obra é de 18 meses após a emissão da nova ordem de serviço. Enquanto isso, as obras intermináveis provocam transtornos a motoristas, moradores e empresários da região. O engenheiro de dados Marcelo Otta e o comerciante Reginaldo Teixeira usam o trecho diariamente no deslocamento do trabalho. Ter um dia de trânsito tranquilo é raro.

Pelo contrato original, firmado em 2018, a obra deveria ter ficado pronta em dezembro de 2020. Após a primeira rescisão de contrato, a nova previsão de conclusão ficou para dezembro de 2021. Agora o término está previsto para meados de janeiro de 2024.

O trecho em questão tem 2,8 km e prevê intervenções como trincheiras, viadutos, além de pavimentação, execução de calçada, ciclovia, paisagismo, sinalização e a ativação de estações-tubo. Mas segundo a prefeitura, nada será mexido até julho quando está prevista a conclusão do edital e escolha da empresa, o que deve ser feito em meados de julho. Com isso, o motorista que já tem que ter paciência para circular pelo trecho terá que aguentar um pouco mais o convívio com o campo de obras na região.

O motorista Orley Batista e o engenheiro florestal Daros Silva passam pela Linha Verde Norte algumas vezes por dia e já se cansaram de enfrentar congestionamentos em trajetos cheios de desvios.

Em nota, a prefeitura informou que até a conclusão do novo processo licitatório serão executados apenas serviços essenciais ou emergenciais para garantir a fluidez do trânsito pesado da região e a segurança dos usuários. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras disse que está realizando um estudo do saldo remanescente da obra. A previsão de conclusão do estudo é a primeira quinzena de março.

De acordo com a prefeitura, o orçamento do trecho será atualizado no edital de março. No total, a prefeitura já teria pago pouco mais de R$ 16,6 milhões nas obras do trecho. A reportagem da BandNews FM pediu uma entrevista com representante da prefeitura para falar sobre o andamento dos trabalhos, mas a administração preferiu enviar uma nota. Ao ser questionada se vai tomar precauções para evitar novas quebras contratuais, a Prefeitura informou que usou e usará todas as providências previstas em contrato e na legislação vigente, quando e se necessário. A administração disse ainda que não tem interesse nenhum em rescisões contratuais, sendo que essa medida só é tomada quando realmente há descumprimento contratual grave que leve à essa tomada de decisão.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem