CuritibaGeral

Obras da Linha Verde serão alvos de questionamentos dos vereadores em Curitiba

 Obras da Linha Verde serão alvos de questionamentos dos vereadores em Curitiba

Foto: Isabella Mayer/SMCS

O andamento das obras da Linha Verde, que já duram 15 anos, é tema de audiência na quarta-feira (16) na Câmara Municipal. O secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, foi convocado e deve ser questionado pelos vereadores, principalmente sobre a última rescisão contratual com as construtoras responsáveis pelas obras.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura desfez o contrato com o Consórcio Estação Solar, formado pelas empreiteiras Vale das Pedras e Construtora Triunfo, devido a atrasos no cronograma do lote 4.1, na região Norte da cidade. O prazo para a conclusão do trecho de quase 3 quilômetros era novembro do ano passado, mas na data apenas 20% da obra estava concluída.

A rescisão obriga o Executivo a fazer nova licitação para o término do trecho, por ora sem data de conclusão, porém, a previsão é que o lançamento do edital aconteça neste mês. A situação tem motivado diversos debates na Câmara e um grupo de vereadores chegou a propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Linha Verde, mas até o momento não conseguiu as 13 assinaturas necessárias para a instalação da CPI.

É a segunda vez que a Prefeitura de Curitiba rescinde o contrato do lote 4.1 da Linha Verde, que compreende o trecho entre a Estação Solar e a Atuba, já na divisa entre Curitiba e Colombo. A licitação desse lote foi vencida pela Terpasul, que assumiu o canteiro de obras em novembro de 2018 e desistiu dele em agosto de 2019, após ter concluído somente 4,16% dos serviços contratados.

Feito o distrato com a Terpasul, o Executivo convocou o Consórcio Estação Solar, que havia ficado em segundo lugar na licitação. As empreiteiras retomaram as obras em dezembro de 2019, quatro meses depois da saída da Terpasul, e tinham 720 dias para concluir a obra, que não foi cumprido. Nesse período, segundo o Executivo, a Vale das Pedras e a Triunfo foram notificadas 95 vezes do atraso antes da rescisão do contrato pela prefeitura.

Diante desse cenário, a prefeitura informou que as obras da Linha Verde Norte devem ser concluídas no início de 2024, desde que todos os prazos sejam cumpridos até lá.

Por Leonardo Gomes

Avatar

leonardo.gomes

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais

Cine Passeio completa cinco anos

Cine Passeio completa cinco anos

O cinema de rua se tornou um reduto da arte cinematográfica paranaense

Celebração da Bênção dos Alimentos acontece neste sábado em Curitiba

Celebração da Bênção dos Alimentos acontece neste sábado em Curitiba

A bênção faz parte dos ritos e costumes dos povos poloneses e ucranianos desde o