ParanáCidades

Obras de engorda chegam perto do Morro do Boi

Obra do Canal do Rio Paraná até o Pico do Paraná foi encerrada

 Obras de engorda chegam perto do Morro do Boi

Fotos: Alessandro Vieira

A obra na altura do Canal do Rio Paraná até o Pico do Paraná foi encerrada ontem (domingo) e atingiu a marca de 1.800 metros de extensão. Com a nova etapa nesta semana, que deve chegar a 1.400 metros, a próxima fase é aumentar a faixa de areia nos balneários. Mesmo com a finalização de uma das obras, ainda não há previsão de liberar o trecho, já que agora é necessário realizar análises para ver como está a estabilização da areia na área.  Além disso, a areia colocada inicialmente é muito “fofa”, podendo causar acidentes como afundamento.

Com o tempo essa areia vai adensando e se tornando mais segura para andar em cima. Assim, não é recomendada a utilização da praia até o término da obra, e a liberação para o banho. Para cada tipo de areia há um tempo de adequação. Assim que for constatada a estabilidade da areia será liberada a praia para uso.  Na sequência, a draga Galileo Galilei – navio de origem belga que realiza o processo de dragagem de areia – irá dragar o material responsável pelos reparos e adequações no perfil de praia no trecho compreendido entre o Morro do Boi e a Av. Paraná, ao sul da Praia Brava em Caiobá, em uma extensão de 1.400 metros.

O serviço neste caso será um pouco diferenciado, com a recuperação do talude (que é o trecho inicia após o calçadão e vai até a maré média). O licenciamento ambiental prevê adequações e reparos neste trecho, para recuperar os danos provocados pelas ressacas e o processo de erosão marinha. Com isto também será recuperado este trecho de praia, incluindo a reposição de areia e conformação dos taludes.

Avatar

carolina.genez

Paraná confirma novo caso de febre do oropouche

Paraná confirma novo caso de febre do oropouche

Outros cinco casos já haviam sido detectados no Paraná neste ano, todos importados

Paraná conta com 491 mil famílias sem moradia digna

Paraná conta com 491 mil famílias sem moradia digna

Dado foi divulgado pela Cohapar que afirma buscar junto aos municípios soluções para o problema

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

Entre as áreas que mais contribuíram para compor o resultado estão Agropecuária, Serviços e Indústria

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Curitiba tem máxima de 20ºC, segundo o Simepar.