ParanáCidades

Obras de engorda chegam perto do Morro do Boi

Obra do Canal do Rio Paraná até o Pico do Paraná foi encerrada

 Obras de engorda chegam perto do Morro do Boi

Fotos: Alessandro Vieira

A obra na altura do Canal do Rio Paraná até o Pico do Paraná foi encerrada ontem (domingo) e atingiu a marca de 1.800 metros de extensão. Com a nova etapa nesta semana, que deve chegar a 1.400 metros, a próxima fase é aumentar a faixa de areia nos balneários. Mesmo com a finalização de uma das obras, ainda não há previsão de liberar o trecho, já que agora é necessário realizar análises para ver como está a estabilização da areia na área.  Além disso, a areia colocada inicialmente é muito “fofa”, podendo causar acidentes como afundamento.

Com o tempo essa areia vai adensando e se tornando mais segura para andar em cima. Assim, não é recomendada a utilização da praia até o término da obra, e a liberação para o banho. Para cada tipo de areia há um tempo de adequação. Assim que for constatada a estabilidade da areia será liberada a praia para uso.  Na sequência, a draga Galileo Galilei – navio de origem belga que realiza o processo de dragagem de areia – irá dragar o material responsável pelos reparos e adequações no perfil de praia no trecho compreendido entre o Morro do Boi e a Av. Paraná, ao sul da Praia Brava em Caiobá, em uma extensão de 1.400 metros.

O serviço neste caso será um pouco diferenciado, com a recuperação do talude (que é o trecho inicia após o calçadão e vai até a maré média). O licenciamento ambiental prevê adequações e reparos neste trecho, para recuperar os danos provocados pelas ressacas e o processo de erosão marinha. Com isto também será recuperado este trecho de praia, incluindo a reposição de areia e conformação dos taludes.

Avatar

carolina.genez

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666