Obras de restauro da estação ferroviária de Paranaguá devem ser retomadas até março

 Obras de restauro da estação ferroviária de Paranaguá devem ser retomadas até março
(Foto: reprodução/Google Street View)

A centenária Estação Ferroviária de Paranaguá, deve ainda no primeiro trimestre desse ano, retomar as obras de reforma e restauro que iniciaram em 2017 e foram interrompidas pela empresa responsável que abandonou o projeto. Silvio Loyola, secretário de planejamento de Paranaguá,  explica o motivo da interrupção  e da retomada da obra.

O secretário destaca que os investimentos serão de 1 milhão e quatrocentos mil cujo valor está voltado para reforma da edificação.

Após a conclusão da obra será dado um destino ao espaço como museu, cyber-café e algum serviço público. Já o retorno do trem é um assunto que a prefeitura não tem autonomia.

Ivone Elias Marques, nascida em Paranaguá, aos 90 anos relembra quando viajava de trem para Curitiba e lamenta a ausência do modal sobre trilhos.

A Estação Ferroviária de Paranaguá foi inaugurada em 1883,  tombada pelo patrimônio histórico em 1990 e tem 136 anos. Atualmente, há um movimento popular envolvendo empresários, população e ONGs que estão implementando uma série de medidas para a volta do trem de passageiros a Paranaguá, cujo objetivo  é alcançar  15 mil assinaturas, formar uma ação Pública e, encaminhar o documento à Controladoria Geral da União.

Reportagem: Fábio Kiil

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem