Obras de revitalização são realizadas no Centro de Curitiba

 Obras de revitalização são realizadas no Centro de Curitiba

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Na próxima segunda-feira começa a primeira etapa de obras na rua Voluntários da Pátria, no centro de Curitiba O trabalho faz parte do programa Rosto da Cidade, da Prefeitura. Nos 330 metros entre as praças Rui Barbosa e Osório, onde se inicia a Rua XV de Novembro, a Rua Voluntários da Pátria será totalmente revitalizada.

Nesse trecho de intenso fluxo de pedestres, a rua será elevada ao nível das calçadas, que serão alargadas para implantação de uma faixa de acessibilidade. Na outra parte da calçada, será preservado o piso original em petit-pavê. Ao longo da Rua Voluntários da Pátria serão implantados postes de iluminação para pedestres, bancos, lixeiras e arborização.  

No cruzamento com a Rua Emiliano Perneta, será construído um cruzamento elevado para facilitar a travessia dos pedestres. A Rua São Francisco também vai passar por obras. A Prefeitura começou a implantação da faixa de acessibilidade no local, onde acontece todos os domingos a tradicional feirinha do Largo da Ordem. Segundo o diretor de Parques e Praças, Jean Brasil, esses pontos vão receber, principalmente, reforço na acessibilidade.

Até agora, 28 imóveis já foram renovados pelo programa.

Atualmente, a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, que fica ao lado do Memorial de Curitiba, na Rua do Rosário, recebe reparos. A igreja está entre os imóveis privados do programa e recebe os serviços de equipes coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outros nove já tiveram pintura e aplicação de resina concluídos.

Além deles, 19 prédios públicos foram repintados e protegidos contra ações de vandalismo. O templo foi inaugurado em 1935 e é considerado Patrimônio Histórico da cidade. A construção em estilo neoclássico com influência alemã tem uma cúpula que chama a atenção de fotógrafos e turistas. A escada que leva até a cúpula veio da Alemanha, de navio, cerca de um ano após a inauguração.

Além da recuperação da fachada, a parte interna passou por uma reforma, que será inaugurada no dia 28 de julho.

Reportagem: Lorena Pelanda

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Foto: Pedro Ribas/SMCS
Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem