Obras nas ruas de Curitiba deixam desnível em tampas de bueiros; entenda o motivo

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Desde o início do ano, 110 ruas de Curitiba tiveram o asfalto revitalizado. Atualmente, 90 passam por obras de recuperação. O trabalho deixa as vias novas e traz mais segurança para o trânsito, mas naturalmente, causa alguns transtornos antes da finalização. Um deles é o desnível de tampas de bueiros em relação à camada asfáltica. O motorista de aplicativo, Marco Antônio, passa diariamente por várias ruas nessa situação.

Embora pareça um erro de projeto, o desnivelamento das tampas dos bueiros tem um motivo e também uma solução. Em geral, essas tampas fecham o acesso a galerias pluviais que ficam abaixo do asfalto. E não são instaladas originalmente fora do nível da rua.

Isso acontece por causa da nova cada asfáltica colocada depois da obra de recapagem. É o que explica a Coordenadora de Obras de Pavimentação, Guacira Civolani.

Segundo Guacira, o nivelamento deve ser feito entre 1 e 2 dias após a aplicação da nova camada asfáltica. É uma questão de logística, especialmente porque as atividades são feitas por equipes diferentes.

Considerando as tampas de passagens de outras empresas, é comum encontrar desnivelamentos mesmo alguns dias depois da obra finalizada. A orientação é entrar em contato com a prefeitura pela central 156 e indicar o local onde o problema permanece.

Para corrigir o desnível, parte do asfalto no entorno da tampa é removido e a área é preenchida com massa asfáltica em seguida. O trabalho é realizado em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) que orienta os motoristas durante as atividades.

Até setembro, pelo menos 100 quilômetros de ruas de Curitiba foram revitalizados e outros 45 devem ser recuperados até o fim do ano.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*