CuritibaGeral

CIC e Bairro Novo terão mais 17km de ciclovia

Os Projetos Cicloviários prometem também a requalificação das ruas onde são implantados

 CIC e Bairro Novo terão mais 17km de ciclovia

Imagem: Reprodução/Pinterest

Os editais de licitação para a contratação das obras de novas estruturas cicloviárias no CIC e do Bairro Novo devem ser publicados no início do segundo semestre. É o que aponta cronograma da Prefeitura de Curitiba. Contratados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os projetos da nova extensão de estrutura de atendimento aos ciclistas estão em fase final de execução.

Segundo a arquiteta Camila Muzzillo, da coordenação do Plano de Estrutura Cicloviária no Ippuc, ao todo as obras irão aumentar em cerca de 17 km a malha dedicada a pedestres e ciclistas.

Conforme a prefeitura, apenas no CIC serão 14 km de extensão, dos quais 8,8 km no eixo da Juscelino Kubitscheck e Eduardo Sprada entre Deputado Heitor Alencar Furtado/Eduardo Sprada/Aracy C. Guimarães Rosa; mais 4,3 km na Algacyr Munhoz Mader, entre a JK e a Pedro Gusso; e 1 Km na Rua Theodoro Locker, entre a JK e João Dembinski. Já na região do Sítio Cercado/Bairro Novo serão implantados 3,1 km, às margens do Ribeirão dos Padilhas, entre a Izaac Ferreira da Cruz e a Praça Jornalista Luzimar de Maria Dionysio.

Além dos aspectos de mobilidade, os projetos cicloviários prometem também a requalificação das ruas onde são implantados. Seguindo este critério, a Avenida Juscelino Kubitschek deve receber além da ciclovia, passeio para pedestres, iluminação direcionada à calçada e a implantação de ilhas de travessia para facilitar o acesso aos pontos de ônibus existentes na via marginal.

Ainda conforme a prefeitura, as novas estruturas fazem parte do Plano Cicloviário municipal que tem como objetivo dobrar a malha de vias para bicicletas na cidade: dos 208 km existentes no lançamento do plano, em novembro de 2019, para 408 km até o ano de 2025. Curitiba conta no momento com 252 km de estrutura cicloviária.

Reportagem: Leonardo Gomes.

felipe.costa

Prefeitura de Curitiba inaugura serviços para a população trans

Prefeitura de Curitiba inaugura serviços para a população trans

Os avanços marcam o mês de janeiro, dedicado a dar visibilidade ao público e comunidade

Carnaval de Curitiba volta com estreia de festival de Metal

Carnaval de Curitiba volta com estreia de festival de Metal

Zombie Walk e os desfiles das escolas de samba também estão confirmados

Parada: responsáveis por trio são indiciados em morte de DJ

Parada: responsáveis por trio são indiciados em morte de DJ

Proprietária da empresa, dois colaboradores e o motorista responderão por homicídio doloso

Armazéns da Família recebem alimentos com preços mais baixos

Armazéns da Família recebem alimentos com preços mais baixos

Leite em pó, macarrão e carne moída bovina são os itens que receberam as promoções