Obras para nova trincheira no Seminário não têm prazo para conclusão

 Obras para nova trincheira no Seminário não têm prazo para conclusão

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A continuidade das obras para a construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida com a Rua General Mário Tourinho deixa o trânsito mais lento na região do bairro Seminário. A região já era conhecida pelos engarrafamentos, mas agora, com uma faixa a menos de circulação, os motoristas precisam de ainda mais paciência.

Ouvintes da BandNews FM Curitiba também apontam a volta às aulas como fator determinante para a piora do trânsito nessa região. Alguns ainda reclamam da aparente morosidade dos trabalhos – segundo a Prefeitura, neste momento são realizadas as fundações necessárias para a sustentação da trincheira. As obras são divididas em etapas e não há previsão de conclusão.

A administração municipal explica que o início dos trabalhos foi adiado de setembro do ano passado para o começo deste ano, numa tentativa de reduzir o inevitável impacto ao andamento do trânsito. A Secretaria Municipal de Obras Públicas ainda afirma estar “trabalhando para concretizar a obra e causar o menor transtorno possível para a população”. A trincheira é considerada fundamental para a melhoria do trânsito na ligação do Centro ao Campo Comprido e do Portão ao Parque Barigui e BR-277 (Rodovia do Café).

O engenheiro civil Leandro Cima passa pela região todos os dias no trajeto casa-trabalho e viu o tempo de cada deslocamento aumentar em pelo menos 15 minutos. Ele reconhece que a obra, quando concluída, trará benefícios para o trânsito. Apesar disso, afirma que a comunicação com a população poderia ser mais clara, diminuindo os transtornos:

O consultor pós-vendas Adriano Batista da Silva também passa com frequência pelas vias e sente os efeitos das obras. Com as universidades próximas a essa região, segundo ele, o tráfego fica mais pesado dia e noite:

As obras de construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida com a Rua General Mário Tourinho custarão pouco mais de R$ 12 milhões, viabilizados com recursos federais. O objetivo é eliminar “pontos de conflito” e aumentar a capacidade de escoamento do tráfego, em especial na Mário Tourinho.

Com extensão de cerca de 700 metros, as novas pistas vão ter potencial para melhorar as condições nos dois sentidos do trânsito (Centro-Bairro e Bairro-Centro). A estimativa é de que aproximadamente 60 mil veículos passem pelo novo complexo viário. Além disso, mais de 150 mil usuários do transporte coletivo vão ser beneficiados, considerando a ampliação da capacidade das linhas Inter 2 (ligeirinho) e Interbairros 2.

Reportagem: Angelo Sfair

Foto: Valdecir Galor/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem