ONG e voluntários reconstroem casas atingidas por incêndio em Vila da CIC

 ONG e voluntários reconstroem casas atingidas por incêndio em Vila da CIC

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Duas semanas após o incêndio que destruiu parte da Vila Corbélia, na Cidade Industrial de Curitiba, voluntários reconstruíram 21 casas. De forma emergencial, no último fim de semana (22 e 23 de dezembro) as casas foram reconstruídas e entregues para as famílias a tempo de passarem o Natal abrigadas.

A iniciativa foi liderada pela ONG Teto, que atua justamente na construção, reforma e viabilização de moradias para pessoas em situações vulneráveis. Mas segundo o gestor do Teto Paraná, Lucas Kogut, dessa vez a participação dos integrantes da ONG foi menor, já que muitos outros voluntários se uniram para ajudar.

O local foi atingido por um incêndio na madrugada do dia 8 de dezembro e dezenas de famílias perderam tudo. Desde então, diversos grupos de voluntários se uniram para arrecadar doações e materiais de construção. O grupo do Teto já havia trabalhado na comunidade, durante o inverno, quando entregou 27 casas.

A ação do TETO na Vila Corbélia será a maior ação da história do grupo no Brasil. O objetivo é ainda reconstruir mais casas, chegando a um número de 150 unidades. Cada casa construída custa R$ 5.000 e tem 18 metros quadrados. Elas não contam com água encanada nem energia elétrica – o que depende da regularização fundiária.

A ONG criou uma “vaquinha” on line, para arrecadar recursos para os próximos passos da ação na comunidade. No site juntos.com.vc/29resiste é possível assistir a um vídeo produzido na vila, que mostra a realidade dos moradores do local e também a ação deles ao lado dos voluntários para reconstrução das moradias.

A meta é arrecadar 100 mil e 800 reais. Até essa manhã (26), tinham sido doados R$ 94.087, por 555 pessoas. A Prefeitura de Curitiba afirma que vai pagar aluguel social durante seis meses para 200 famílias que foram vítimas do incêndio.

Repotagem Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba