Ong Nariz Solidário faz visitas à pacientes em hospitais por meio da telepresença

 Ong Nariz Solidário faz visitas à pacientes em hospitais por meio da telepresença

Foto: divulgação

WhatsApp-Image-2020-08-04-at-11 27 11
Foto: divulgação

Com o desafio de manter o trabalho de palhaçaria para humanização de ambientes hospitalares, a Associação Nariz Solidário, que atua voluntariamente em hospitais de Curitiba e região, encontrou na tecnologia uma aliada para minimizar os impactos causados pela pandemia. Assim como outros grupos de voluntários, a Ong retomou parcialmente as intervenções com a ajuda de um robô criado pela Startup Human Robotics, em parceria com o Hospital Universitário Cajuru.

A tecnologia desenvolvida com a funcionalidade da telepresença, permite conectar uma dupla de palhaços com pacientes e profissionais da saúde. Todas as segundas e sextas-feiras pela manhã, a equipe – auxiliada por um profissional do hospital – prepara o figurino e realiza os encontros de forma online e ao vivo com o robô palhaço.

O coordenador da Ong, Eduardo Roosevelt, destaca que mesmo sendo feitas de forma remota, as visitas amenizam o peso do ambiente hospitalar.

Além das visitas por meio do robô, desde março o grupo mantém uma agenda de lives nas redes sociais digitais com debates sobre a palhaçaria, voluntariado e ambiente hospitalar. Cursos de capacitação remotos também estão sendo realizados, para quem pretende se aprofundar mais na arte da palhaçada e no voluntariado. A Ong Nariz Solidário atua em hospitais de Curitiba e Região Metropolitana desde 2014.

Até agora, cerca de 40.000 mil pessoas foram impactadas pelas atividades. Para saber mais sobre a entidade basta acessar o site: narizsolidario.org ou ainda o perfil no Instagram: @narizsolidario. 

Reportagem: Juliana Goss

WhatsApp-Image-2020-08-04-at-11 26 47
Foto: divulgação
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem