Paraná

Ônibus sem freio entra na área de escape da BR-376

Veículo descia a serra com 50 pessoas à bordo, quando o motorista percebeu a falha

 Ônibus sem freio entra na área de escape da BR-376

Foto: Reprodução

Um ônibus de turismo sem freio precisou usar a área de escape da BR-376, na descida da serra, no quilômetro 667, no sentido Santa Catarina. A ocorrência foi registrada na tarde deste sábado (08). A área de escape é um dispositivo de segurança, instalado na rodovia, para conter veículos com problemas mecânicos.

Neste sábado (08), o ônibus de turismo levava um grupo de jovens de Curitiba para Blumenau, quando o motorista percebeu a falha no sistema de freios. O veículo descia a serra com 50 pessoas à bordo. O condutor já conhecia a área de escape da BR-376 e direcionou o ônibus para o dispositivo de segurança quando passou pelo local.

O uso da ferramenta impediu um acidente gravíssimo, que poderia terminar com dezenas de mortes. Todos os passageiros do ônibus e o motorista saíram ilesos. Equipes da concessionária fizeram o atendimento e conduziram os ocupantes do veículo a um posto de serviço para que pudessem aguardar novo transporte e seguir viagem.

Desde que foi inaugurado, em novembro de 2019, o dispositivo de segurança da BR-376 já foi utilizado 144 vezes. Essas ocorrências envolveram 289 passageiros que foram salvos de acidentes graves. A rodovia também conta com outra área de escape, no quilômetro 671. Neste trecho, foram 432 passageiros de veículos que usaram o dispositivo de segurança.

Isso significa que mais de 700 pessoas tiveram a vida salva, com a prevenção de ocorrências de grandes proporções, na BR-376.

Avatar

Cleverson Bravo

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Levantamento também apontou dados de divórcios no estado

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Ao menos um quarto da composição do produto deve ser de cacau, segundo a Anvisa