Ônibus superarticulado é testado em Curitiba

 Ônibus superarticulado é testado em Curitiba

Foto: Everson Bressan/SMCS

Foto: Everson Bressan/SMCS

Curitiba deve ganhar um novo modelo de ônibus nos próximos dias. O Superarticulado começou a ser testado na capital paranaense na semana passada e, caso seja aprovado pela Urbs, será incorporado à frota do transporte coletivo no próximo mês. O modelo, fabricado pela Mercedes-Benz, tem 23 metros de comprimento. São dois metros e meio a mais do que os ônibus tradicionais. O Superarticulado pode transportar cerca de 210 pessoas, chegando a ser 90 a mais do que dos modelos atuais.

No momento, o veículo está sendo testado na linha Interbairros II. Segundo a Urbs, o coletivo transporta em média 1.090 passageiros por dia. Além da maior capacidade, o engenheiro da Mercedes-Benz, Gilson Zinetti, explica quais são os diferenciais desse novo modelo.

Além de gastar menos combustível, o veículo emite menos poluentes do que os biarticulados. Outra novidade é o sistema de tecla de bloqueio de conversões para a esquerda e para a direita. O objetivo principal da inovação é trazer segurança para as pessoas dentro e fora do ônibus.

Segundo o Setransp, o ônibus deve permanecer em teste nos próximos 30 dias, para garantir a segurança dos passageiros. Caso seja aprovado, ele deve ser oficialmente integrado ao transporte coletivo da capital paranaense no próximo mês.

Foto: Everson Bressan/SMCS

Foto: Everson Bressan/SMCS

Reportagem: Caroline Deina e Fernando Fogaça

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem