Operação contra o tráfico prende nove pessoas, na Grande Curitiba
Ação mobiliza o Ministério Público e o Poder Judiciário, com 25 mandados cumpridos pela PM
Nove pessoas são presas, duas delas em flagrante, em uma operação contra o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro na Grande Curitiba, na manhã deste sábado (2). As ações foram cumpridas pela Rone, da Polícia Militar, com o apoio da PM de Santa Catarina.
Ao todo, são sete mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, para as cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Largo, Colombo, Campina Grande do Sul, Piraquara e Pinhais. Os policiais também cumpriram ordens em Cascavel e Missal, ambas no oeste do estado; e em Camboriú, no litoral catarinense.
Saiba mais:
A suspeita é que os membros da quadrilha interestadual usavam o dinheiro obtido com a venda de drogas para a compra de bens imóveis, joias e outros objetos de valor. A prática, segundo a polícia, tinha o objetivo de dar uma aparência de legalidade aos recursos obtidos com a venda de substâncias ilícitas.
Parte do lucro obtido com o comércio ilegal era utilizado, também, para financiar outros crimes violentos, inclusive, contra o patrimônio.
Além das prisões, foram apreendidos 15 veículos de luxo, avaliados em aproximadamente R$3 milhões. Outros 15 aparelhos celulares, além de cartões de crédito e tokens para assinatura digital, foram recolhidos pelos policiais.
Na posse dos criminosos, a corporação encontrou, ainda, uma pistola nove milímetros, com 68 munições; e uma pistola 380, com 68 munições. Também foram localizados dinheiro em espécie em real, dólar e guarani.
Por ordem da Justiça, seis imóveis foram bloqueados. Os bens estão avaliados em R$6 milhões. Essa é a segunda fase da Operação Babilônia, que teve a primeira ação realizada em setembro do ano passado.
Reportagem: David Musso