Operação da Polícia Federal desarticula quadrilha investigada por lavagem de dinheiro

 Operação da Polícia Federal desarticula quadrilha investigada por lavagem de dinheiro
Foto: divulgação/PF-PR

A operação Narcolaundry foi realizada pela Polícia Federal ao longo de todo o dia. De acordo com o delegado regional de combate ao crime organizado do Paraná, Mozart Fuchs, foram cumpridos ao todo seis mandados de busca e apreensão.

O grupo investigado pela Polícia Federal é suspeito de lavagem de dinheiro por meio de uma rede de empresas de fachada. A quadrilha atuava, sobretudo, para dar aparência de legalidade ao dinheiro movimentado pelo tráfico internacional de drogas. As investigações concluíram que o grupo movimentou 11 milhões de reais em apenas seis meses durante o ano de 2019, o que indica o grande poder financeiro dos suspeitos.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema também envolveu a compra de um posto de combustíveis em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, para que um casal de narcotraficantes internacionais ocultasse o dinheiro da venda de drogas. Segundo a PF, para não chamar a atenção de órgãos do estado, o grupo fazia movimentações financeiras de forma fracionada, uma técnica conhecida como smurfing.

Ainda segundo a polícia existe ligação entre a quadrilha desarticulada hoje (terça 08/02) e outra quadrilha alvo da Operação Narcobroker, desencadeada em novembro de 2020.

Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Foto: divulgação/PF-PR
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem