NacionalGeral

Operação mira aliciadores para o tráfico internacional de drogas

Quadrilhas eram investigadas há cinco anos. Polícia realiza prisões no Brasil e na Europa

 Operação mira aliciadores para o tráfico internacional de drogas

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Uma operação contra quadrilhas suspeitas de cooptar pessoas sem histórico criminal para transportar drogas em viagens aéreas internacionais cumpre ordens de prisão no Brasil e na Europa. Segundo a Polícia Federal, são sete mandados de prisão preventiva no Brasil, dois na Espanha e um em Portugal.

Também são cumpridos 80 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. As ações desta terça-feira (20), coordenadas pela PF em Curitiba, contam com o apoio de helicópteros da Polícia Militar, da Interpol (Polícia Internacional) e das polícias da Espanha, Portugal e Suíça.

Segundo a Polícia Federal, as investigações dos grupos criminosos começaram em 2017. Nos últimos cinco anos, as autoridades acreditam ter aprofundado o conhecimento sobre a forma de atuação das quadrilhas. Elas eram responsáveis por cooptar pessoas para o tráfico internacional de drogas, atuando na função popularmente conhecida como “mula”. Os criminosos também eram responsáveis por comprar passagens e hospedagens, preparar as malas e definir roteiros.

Os aliciados eram, preferencialmente, jovens de baixa renda e com filhos. Eles eram convencidos a transportar a droga com a promessa de lucro fácil e rápido, além de viajar para Europa, Ásia e Oriente Médio com as despesas pagas. Em alguns casos, as quadrilhas compravam roupas e incentivavam os “mulas” a levar os filhos menores de idade para se passarem como turistas.

A operação recebeu o nome de “Duplo Risco”. Isso porque, segundo a PF, os aliciados saíam do Brasil com cocaína e retornavam ao país com drogas sintéticas. Ou seja, corriam riscos tanto no embarque quanto no desembarque.

Além dos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, a Polícia Federal também obteve na Justiça a autorização para bloqueios em contas bancárias e sequestro de imóveis e carros de luxo. Os investigados devem ser indiciados por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas chegam a 33 anos de reclusão.

Reportagem por Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Venda de carne moída terá novas regras em novembro

Venda de carne moída terá novas regras em novembro

Alterações impactam estabelecimentos comerciais, indústrias e produtores

Outubro Rosa: Pacientes tem direito a isenção no IRPF

Outubro Rosa: Pacientes tem direito a isenção no IRPF

Benefício vale para aposentadas e pensionistas e pode ser pedido de forma retroativa

Coleta do Censo é prorrogada até dezembro

Coleta do Censo é prorrogada até dezembro

Cerca de 3 milhões de paranaenses já foram ouvidos

Lei orçamentaria prevê orçamento de R$ 60,5 bilhões para 2023

Lei orçamentaria prevê orçamento de R$ 60,5 bilhões para 2023

O crescimento chega a 10% em relação ao orçamento deste ano