Operação São João fiscaliza produtos típicos de festas juninas para evitar que consumidor sofra com fraudes

 

Os produtos típicos de festas juninas estão sendo fiscalizados no Paraná desde o início do mês. A ação é chamada de Operação São João e feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, que acontece simultaneamente em várias cidades do país, coordenada pelos órgãos competentes de cada estado. Os itens mais fiscalizados são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em rama e em pó, cravo-da-índia, noz-moscada, estalinhos, saquinhos de pipoca, e doces da época em geral. O presidente do Ipem, Sérgio Camargo, disse que a operação é importante para evitar que o consumidor sofra com fraudes.

Como estes produtos já chegam ao consumidor embalados e medidos, os agentes fiscalizam se o peso, quantidade e volume do produto estão de acordo com as informações fornecidas pelo fabricantes e se atendem à legislação metrológica. Os fiscais devem fiscalizar todos os comércios que oferecem os produtos, como supermercados, mercados de bairros e mercearias. O consumidor que encontrar ou suspeitar de irregularidades pode denunciar à Ouvidoria do Ipem-PR através do site ipem.pr.gov.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem