Operação Saúva mira quadrilhas de tráfico internacional de drogas, contrabando e descaminho no oeste do Paraná

 Operação Saúva mira quadrilhas de tráfico internacional de drogas, contrabando e descaminho no oeste do Paraná

(Foto: divulgação/PF)

(Foto: divulgação/PF)

Cinco quadrilhas especializadas no tráfico internacional de drogas, contrabando e descaminho na região oeste do Paraná estão no alvo de uma força-tarefa da Polícia Federal. As ações da Operação Saúva são executadas desde as primeiras horas do dia (16) nas cidades de Céu Azul, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Ao todo, são cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, ou seja, sem prazo determinado para terminar, e mais cinco de busca e apreensão.

As investigações começaram em 2017 e contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. A apuração descobriu que criminosos atuavam de maneira isolada, mas também se associavam para atividades de apoio logístico para as práticas ilegais, como o armazenamento de mercadorias, a disponibilização de olheiros, motoristas e de batedores. Eletrônicos e cigarros eram as mercadorias mais visadas pelos envolvidos.

De acordo com a PF, um desses núcleos mantinha uma central de monitoramento bem perto de um posto fiscal da PRF na BR-277, que liga Foz do Iguaçu a Paranaguá, no litoral. O local é descrito em um vídeo divulgado um pouco mais cedo. Com câmeras de vigilância, os bandidos acompanhavam as ações de verificação dos agentes rodoviários em tempo real e, com isso, conseguiam driblar a fiscalização.

Ainda conforme as investigações, essas organizações têm relação com várias apreensões de mercadorias realizadas na região. Muitos dos investigados, inclusive, já têm passagens por contrabando e descaminho, o que revela a dedicação à prática criminosa de forma profissional. Os grupos também forneciam informações para quadrilhas de contrabandistas e de traficantes de drogas, e costumavam usar veículos furtados, roubados, com placas falsas ou clonadas, ou ainda adquiridos no mercado negro.

Cerca de 60 policiais participam da Operação Saúva. Entre os mandados expedidos, 12 são cumpridos em Santa Terezinha de Itaipu, sendo quatro de prisão e sete de busca e apreensão; 11 em Foz, dos quais cinco são de prisão e sete de busca e apreensão; e 2 em Céu Azul, um de prisão e o outro de busca e apreensão. Um balanço das ações vai ser divulgado ainda hoje pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Reportagem: Daiane Andrade

(Foto: divulgação/PF)
(Foto: divulgação/PF)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem