Operação verão no Paraná terá drones com câmera termal
Equipamentos irão auxiliar Corpo de Bombeiros nos trabalhos de busca
Dois novos drones de alta tecnologia serão usados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Cinco profissionais serão habilitados para operar esses drones durante o Verão Maior Paraná, que começa na última semana de dezembro.
Segundo a corporação, os equipamentos vão ajudar nos trabalhos de prevenção e buscas nas praias paranaenses. Os drones têm alto-falantes capazes de reproduzir sons gravados ou em tempo real, que podem ser escutados em uma distância de até 1km.
A câmera dos itens tem zoom, que de acordo com testes do Corpo de Bombeiros, tem potência para analisar imagens que estejam afastadas a até 21 km. Os drones, que tem a capacidade de trabalhar em situações adversas, de chuva e ventos fortes, conta também com holofotes e visão termal.
Os equipamentos recém-adquiridos estão sendo utilizados atualmente no curso de pilotos da Câmara Técnica de Operações Bombeiro Militar. O presidente das operações do Corpo de Bombeiros com aeronaves, capitão Jackson Alexandre Machado, explica que os drones serão usados para buscas e proteção.
De acordo com a corporação, os equipamentos vão contribuir com outras ferramentas de socorro.
Ao todo, contando outros equipamentos já utilizados no estado, quatro drones estarão disponíveis para auxiliar nos trabalhos de busca.
Reportagem: Mirian Villa e Brenda Niewiorowski