COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

As vitrines e pontas de gôndola são os locais mais atrativos para expor seus produtos

 Organização nas vitrines e gôndolas são atrativos para os consumidores

Imagem: Pixabay

O sucesso financeiro de uma empresa depende em grande parte das suas vendas. E em se tratando do varejo, este fator é ainda mais importante. No entanto, o que tem se visto é que uma boa parte dos varejistas acredita que para vender basta a loja ter uma boa localização e oferecer bons preços, deixando de lado pontos cruciais.

Um fator pouco considerado pelos empresários, mas que é muito importante, é a experiência que o consumidor tem ao entrar em um estabelecimento. E isso envolve pontos importantes, como ter uma boa organização de produtos, além de uma padronização para expor os itens no ponto de venda.

Eu mesma já entrei em algumas lojas, com propostas interessantes e bem localizadas, mas saí do estabelecimento sem comprar nada devido a desorganização dos produtos, falhas na comunicação  e além de poucos funcionários, os que atendiam, dava para se notar que não tinham recebido um treinamento adequado.

Todo negócio precisa de vendas fortes para sobreviver e ainda lucrar. No caso de lojas que enfrentam problemas em relação a organização e disposição de produtos eu vou citar algumas dicas, que, certamente, contribuirão para conquistar e fidelizar clientes. 

Por exemplo, em se tratando de pequenos estabelecimentos que trabalham com o autoatendimento, os produtos que levam os consumidores à loja devem ser expostos no final dos corredores e em locais distantes da entrada. Isso vai estimular os clientes a circularem e conhecerem outros itens ofertados no caminho.

Outro ponto importante é dar visibilidade às embalagens e, principalmente, aos preços. Isso pode ser feito organizando a exposição de produtos de forma padronizada, com o melhor lado da embalagem para frente. Ou seja, voltado para a visão do cliente, com os nomes e as marcas bem visíveis. Já os preços devem sempre estar posicionados corretamente abaixo dos produtos.

Uma dica é utilizar esse espaço para colocar lançamentos e ofertas sazonais relacionadas com as datas comemorativas. Outro ponto importante é ter uma iluminação adequada, que valorize a exposição dos produtos e melhore a experiência de compra dos consumidores.

No que se refere as promoções e ofertas, elas precisam estar precificadas com todas as informações visíveis ao consumidor. Também os lojistas devem sempre estar atentos à limpeza e higiene dos produtos e do estabelecimento, garantindo um visual agradável no ponto de venda.

Por fim, a capacitação de colaboradores é fundamental para manter a organização e o abastecimento da loja. Também é essencial que os atendentes estejam motivados a ponto de garantir a prosperidade do negócio.

Confira a coluna abaixo:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin