Orquestra Sinfônica do Paraná faz filme-concerto em homenagem a Charles Chaplin

 Orquestra Sinfônica do Paraná faz filme-concerto em homenagem a Charles Chaplin

Foto: divulgação/Maringas Maciel

Foto: divulgação/Maringas Maciel

Um dos nomes mais importantes da história do cinema faz aniversário e, em comemoração, a Orquestra Sinfônica do Paraná realiza um concerto especial. Em 2019, se ainda estivesse vivo, Charles Chaplin comemoraria 130 anos. Para celebrar, a orquestra vai musicar ao vivo uma das obras primas mais emblemáticas do artista: “Tempos Modernos”.

O filme será exibido no Teatro Positivo – Grande Auditório na quinta-feira (22), às 8h30 da noite. O cinema mudo marcou as produções de um dos mais completos artistas da sétima arte. No concerto, o longa metragem será exibido numa grande tela e, no palco, toda a trilha sonora será feita pelos músicos.

A integrante da direção do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, Marcela Souza, destaca que o maestro titular do grupo, Stefan Geiger, é especialista na regência de concertos que acompanham filmes sem fala.

A prática de regência de filmes mudos tem como principal desafio o fato de que é a própria película que rege a cadência das trilhas. “Tempos Modernos” foi dirigido e roteirizado por Charles Chaplin. Foi um dos últimos longas mudos da história, produzido nove anos depois das falas já terem surgido no cinema e, ainda assim, ganhando destaque mundial.

A obra faz uma crítica à revolução industrial e à relação homem-máquina por meio das vivências divertidas de Carlitos.

As entradas podem ser adquiridas a R$ 30,00 (entrada inteira) e R$ 15,00 (a meia-entrada) pelo Disk Ingressos. O espetáculo tem uma hora e meia de duração. A classificação é livre. O mesmo filme-concerto será apresentado no Teatro Guaíra, neste domingo (25), às 10h30 da manhã.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem