Ouvidoria da área de Saúde do Estado cria contato via whatsapp para pedidos da população

(Foto: divulgação)

A Ouvidoria da área de Saúde do Estado criou um contato via whatsapp para a população. As mensagens podem ser de denúncia, reclamação, solicitação ou sugestões. A equipe da Ouvidoria registra a manifestação, categoriza, faz a triagem do assunto e, para a área específica. Cada um dos tipos de manifestações tem um fluxo e prazo de retorno ao cidadão.

O retorno é realizado em até 30 dias. Em 2018 o total de manifestações ultrapassou 30 mil. Neste ano, até o mês de agosto, a Ouvidoria já tinha 25 mil registros. A maioria das manifestações da ouvidoria se refere a informações sobre medicamentos que estão fora da lista que o Estado disponibiliza, são os chamados medicamentos não padronizados.

Em segundo lugar estão as reclamações, depois denúncias, elogios e sugestões.  A Ouvidoria Geral da Saúde tem registro de mais de 113 mil manifestações nos oito anos de funcionamento. Inicialmente o serviço foi oferecido na sede da Secretaria da Saúde em Curitiba. Atualmente todos os municípios possuem um setor de ouvidoria.

O uso do whatsapp esteve em teste desde abril, em Curitiba, só para a área de medicamentos. Agora está disponível para todas as demandas, qualquer assunto, e em todo o Paraná. O número é (41) 3330-4414.

Reportagem: Felipe Harmata