Política

Pacote de projetos de recuperação de estradas deve ser lançado neste mês

 Pacote de projetos de recuperação de estradas deve ser lançado neste mês

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr – Arquivo

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Um pacote de projetos para recuperação de estradas do Paraná deve ser lançado ainda neste mês (abril) pelo governo do estado. A afirmação foi dada pelo governador Ratinho Junior, do PSD, em entrevista à BandNews Curitiba hoje (11), de manhã. O chefe do executivo garantiu que os investimentos virão de recursos economizados desde o início da gestão.

Na última semana, o governo anunciou que um grupo técnico composto por 13 especialistas de diferentes órgãos ligados ao executivo vai acompanhar o fim dos contratos de pedágio que vigoram no estado. A ideia é que os técnicos avaliem questões em aberto nos contratos, como eventuais indenizações devidas e aspectos discutidos em âmbito judicial. Os contratos de pedágio foram assinados em 1997 e terminam no ano 2021.

Durante a entrevista, Ratinho Junior também foi questionado sobre o projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa, que trata sobre a Reforma Administrativa proposta pelo governo. O projeto prevê redução de 13 secretárias. Se aprovado, o estado passará a contar com 15 pastas – e não mais 28 como atualmente. O texto da proposta também fala sobre extinção de 339 cargos comissionados. 

Segundo o executivo, a Reforma Administrativa pode gerar uma economia de R$ 10 milhões de reais por ano. Esse número, no entanto, é questionado por alguns deputados na Assembleia Legislativa. Ratinho Junior defende o levantamento realizado pela equipe de governo e pelo instituto contratado para o serviço.

Perguntado sobre o reajuste do funcionalismo público, o governador informou que está em conversa com o sindicato que representa a categoria, mas que precisa ter cautela para não tomar uma decisão que não possa cumprir ou que possa prejudicar outros setores do Paraná.

Os servidores públicos do estado estão sem receber reajuste de salário desde 2016. O mês de maio é a data base da categoria, ou seja, o período do ano destinado à correção salarial e revisão de condições de trabalho. No entanto, os trabalhadores buscam negociar a questão antecipadamente. Outro ponto levantado em entrevista, foi a demora no atendimento da Polícia Militar a uma ocorrência de violência doméstica registrada em janeiro deste ano, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana.

No dia 14 de janeiro, Daniela Eduarda Alves, de 23 anos, foi assassinada pelo marido, Emerson Bezzera da Silva. O crime foi cometido em frente a filha do casal, de apenas 2 anos de idade. O caso ganhou repercussão quando gravações telefônicas anexadas ao processo mostraram que a PM recebeu oito chamados para atendimento da ocorrência. Os policiais levaram 1h20 para chegar à casa de Daniela.

Ratinho Junior afirma que muitas práticas de segurança pública estão sendo revistas pelo governo.

A entrevista feita pela BandNews marcou o balanço dos 100 primeiros dias de Ratinho Junior à frente do governo do estado.

Reportagem: Iara Maggioni

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Senador foi absolvido, no TRE, das acusações de abuso de poder econômico nas últimas eleições

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Pela proposta o nome social da pessoa travesti ou transexual deve ser registrado conforme solicitação

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

A justificativa é alinhar a nova regulamentação à resolução do Conselho Deliberativo do FNDE

Eleições Curitiba: pesquisa mostra quatro pré-candidatos tecnicamente empatados

Eleições Curitiba: pesquisa mostra quatro pré-candidatos tecnicamente empatados

Os melhores colocados foram Ducci (14,1%), Pimentel (13,1%), Leprevost (12,5%) e Richa (11,7%)