Pagamento do IPVA 2019 à vista vai de 24 a 30 de janeiro

 Pagamento do IPVA 2019 à vista vai de 24 a 30 de janeiro

Foto: José Fernando Ogura/Aen

Foto: José Fernando Ogura/Aen

O prazo para o pagamento do IPVA 2019 vai ser maior que em outros anos no Paraná. A data de vencimento para pagamento em cota única, à vista, será entre os dias 24 e 30 de janeiro de 2019. A data varia de acordo com os números finais da placa. No ano passado a data foi entre os dias 10 e 16 de janeiro. O prazo para pagamento da primeira cota também teve aumento.

Em 2019 será entre os dias 24 a 30 de janeiro. Em 2018 o prazo foi de 22 a 26 de janeiro. Caso opte pelo pagamento à vista, o contribuinte terá um desconto de 3% no valor final. Já o contribuinte que preferir dividir o pagamento do IPVA 2019 em três cotas, o pagamento da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro; o da segunda cota será entre os dias 21 e 27 de fevereiro e a terceira e última deverá ser quitada entre os dias 21 e 27 de março de 2019, de acordo com os números finais das placas.

Nesse ano, os contribuintes receberão em casa apenas uma correspondência, contendo a Guia de Recolhimento para pagamento em cota única do IPVA 2019. Quem optar por parcelar o IPVA em três cotas, deve entrar no Portal da Secretaria da Fazenda e imprimir as guias de recolhimento. O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados – Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.

Em 2019 o Paraná vai ter 4,3 milhões de veículos tributados e outros 2,6 milhões não tributados. A expectativa é de que o IPVA lançado para o próximo ano atinja R$ 3,4 bilhões. A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%. Ônibus, micro ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade da União, Estado e municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, veículos destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem