Painéis solares são instalados pela UFPR em estações-tubo de Curitiba para utilização de energia limpa

Estação-tubo cedida pela URBS para servir como laboratório na UFPR –
(Foto: Marcos Solivan)

Um projeto desenvolvido por um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Paraná está testando painéis solares em estações-tubo de Curitiba. A ideia é utilizar as estruturas para fornecer energia limpa para os pontos de ônibus, gerando economia. Os chamados painéis solares orgânicos são feitos com um material diferenciado que permite que a instalação não altere a arquitetura original dos tubos. Além disso, eles são feitos com compostos que tem como base a nanotecnologia, substituindo o silício das tradicionais placas solares.

O projeto é coordenado pela professora Lucimara Roman. Ela explica que a pesquisa começou há mais de 25 anos, mas só agora os painéis puderam ser fabricados em larga escala por meio de uma impressora.

O painel também pode ser colocado ao redor da estação-tubo e servir como insulfilm, contribuindo para reduzir consideravelmente o calor dentro das estruturas.

Os pesquisadores monitoram a quantidade de energia limpa produzida e como ela pode sustentar a estrutura das estações-tubo. Além disso, a equipe da UFPR também avalia o acúmulo de sujeira nos painéis e a influência das características do meio urbano na produção de energia.

Cada painelsolar orgânico pesa somente meio quilo, por isso, o transporte e a instalação deles costumam ser muito baratas. A intenção da pesquisa é avaliar os resultados e possibilitar que os painéis sejam utilizados em vários pontos da cidade.

Foto: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social