Pandemia deixa 753 crianças de até seis anos órfãs, no Paraná

 Pandemia deixa 753 crianças de até seis anos órfãs, no Paraná

Foto: Unsplash

A pandemia da Covid-19 deixou pelo menos 753 crianças de até seis anos de idade sem pai ou mãe, no Paraná. Este é o levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os Cartórios de Registro Civil. O dado contabiliza as mortes registradas entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano, no estado. Viver o luto na infância acontece de uma maneira diferente do que na vida adulta. A criança costuma sentir a perda progressivamente nas ações do dia a dia.

A psicóloga e professora da PUC-PR, Letícia Beiser, orienta que a morte tenha uma abordagem clara e sensível. Ela não recomenda o uso de metáforas como “seus pais foram viajar”.

Quem dá a notícia para a criança pode enfrentar um desafio. A psicóloga aponta que não é preciso fingir força. Mostrar a dor pode ajudar na compreensão da criança.

Em nível nacional, pelo menos 12 mil crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais devido à Covid-19. O Paraná é o quarto estado com mais órfãos da pandemia, atrás de São Paulo (3 mil 836), Goiás (809) e Rio de Janeiro (774).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem