CuritibaGeral

Pandemia em nível controlado muda rotina nas UTIs

Com o avanço da vacinação, em questão de meses, UTIs lotadas passaram a salas vazias

 Pandemia em nível controlado muda rotina nas UTIs

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

De forma inédita, desde o início da pandemia do coronavírus, Curitiba registrou o primeiro dia sem pacientes com covid-19 internados em UTIs da rede pública. O cenário registrado nesta terça-feira (12) contrasta com os períodos mais críticos da crise sanitária. Entre maio e junho do ano passado, por exemplo, mesmo com 548 leitos de UTI ativos e reservados exclusivamente para pacientes com a covid-19, a capital passou 24 dias consecutivos com uma taxa de ocupação acima de 100%.

A médica intensivista, Viviane Chaiben , que atua nas UTIs do Hospital Cajuru e Marcelino Champagnat, deu alta para o último paciente com covid-19 na semana passada. Desde então, não recebeu mais nenhum caso grave relacionado a complicações do coronavírus. Ela cita que os últimos dois anos foram de muitas perdas, dores e trabalho, mas vê com esperança o cenário projetado para o futuro

Segundo a médica, apesar do otimismo, é preciso manter a vigilância. Citando países que voltaram a registrar muitos casos e adotaram novamente medidas restritivas, Viviane Chaiben destaca que o cuidado com o próximo ainda é importante porque o coronavírus se dissemina com facilidade. A médica, no entanto, reforça que o fator primordial para o controle da pandemia é a vacinação

Segundo o Painel Covid, atualizado diariamente pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, o número de casos ativos de coronavírus se mantém na faixa entre 400 e 500 desde o início de abril. A média de diagnósticos subiu 25% na comparação com duas semanas atrás e chegou a 152, mas ainda se mantém muito abaixo do nível registrado nos períodos de pico. Já a média móvel de mortes por covid-19 é de apenas 0,43, o que representa uma queda de 72% na comparação com duas semanas atrás.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

A mostra traz fotos do artista Cayo Vieira, registradas no processo de perda

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Agência Brasileira de Inteligência já investigava o suspeito e avisou a Polícia Civil