Para economizar combustível, companhias aéreas remanejam voos no Afonso Pena

 Para economizar combustível, companhias aéreas remanejam voos no Afonso Pena

Foto: divulgação/ Infraero

Ao menos oito voos das companhias Azul e Latam no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, foram cancelados nesta terça (29) devido ao impacto da greve de caminhoneiros, que chega hoje ao nono dia. A informação consta no site da Infraero e foi consultada por volta das 10h30.

De acordo com as duas empresas, os procedimentos não foram necessários por falta de combustível no terminal, mas por uma estratégia de contingenciamento de querosene de aviação para reduzir justamente os problemas provocados pela mobilização em todo o país. Desta forma, o que ocorreu foi um remanejamento programado de passageiros para aumentar a ocupação de determinados voos e reduzir a frota em circulação.

Os voos cancelados foram o 3001, da Latam, vindo do aeroporto de Congonhas e os voos 4035, 5790 e 2843, da Azul, que viriam dos terminais de Guarulhos, Santos Dumont e de Congonhas, respectivamente. Já entre as partidas, foram cancelados os voos 3004, da Latam para Congonhas e os voos 4240, 4236 e 4285 da Azul para Guarulhos, Santos Dumont e Campinas.

Ainda segundo a Infraero, que administra 54 aeroportos no Brasil e que monitora o abastecimento de combustível nos terminais do país, falta querosene de aviação em 10 deles neste momento. São eles o de Foz do Iguaçu, no Paraná, o de São José dos Campos, em São Paulo, o de Uberlândia, em Minas Gerais, o de Campina Grande, na Paraíba, de Juazeiro do Norte, no Ceará, o de Aracaju, em Sergipe, o de Paulo Afonso, na Bahia, de Cuiabá, no Mato Grosso, de Palmas, no Tocantins, e de Imperatriz, no Maranhão.

Já no aeroporto de Londrina, no norte paranaense, que não enfrenta falta de combustível, foram cancelados dois voos da Azul. O 2425, que viria de Campinas, e o 5239, com destino à mesma cidade.

A Infraero afirma ter alertado aos operadores para que avaliem o planejamento de voos. Com isso, a ideia é que que cada companhia possa definir a melhor forma de abastecimento de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem