Parada técnica da REPAR pode causar uma morte por dia por Covid-19 em Araucária

 Parada técnica da REPAR pode causar uma morte por dia por Covid-19 em Araucária

Foto: divulgação

WhatsApp-Image-2021-04-16-at-14 22 42
Foto: divulgação

A cidade de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, deve registrar em média uma morte por dia até o final do mês de julho por Covid-19. De acordo com um estudo feito por um grupo de pesquisadores científicos através da Nota Técnica COVID-19: “Avaliação de risco para Araucária, no estado do Paraná”, os óbitos estariam relacionados aos serviços de parada de manutenção da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), sediada no município. Para chegar aos números, que na totalidade ultrapassam os cem óbitos, os pesquisadores utilizaram uma análise de risco com base em previsões a partir de modelos SEIR .

É o que explica o coordenador do estudo e doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Lucas Ferrante.

A pesquisa traz números preocupantes de óbitos pelo coronavírus.

Foi com base nesse método que algumas cidades têm evitado colapsos do sistema de saúde e salvado vidas. Os pesquisadores são os mesmos que realizaram um estudo semelhante sobre Manaus, com o uso do modelo SEIRS, quatro meses antes da segunda onda na capital do Amazonas, no qual alertou ao poder público local sobre a tragédia que estava por vir. Porém, as medidas recomendadas não foram adotadas pelo município.

O procedimento industrial foi iniciado na última segunda(12) e deve adicionar mais dois mil trabalhadores à rotina da unidade, sendo pelo menos metade vinda de outras regiões do país, o que agrava ainda mais a situação da doença que pode trazer outras variantes prá região.

Os perigos, alerta o estudo sobre Araucária, não estão restritos ao município, mas para toda a grande Curitiba e municipios vizinhos.

A Nota Técnica aponta os trabalhadores da parada como vítimas em potenciais, com o agravante de envolver “risco de transmissão cruzada de diferentes variantes, dado que se estima receber pessoas de vários estados com circulação de variantes que atualmente não circulam no Paraná. Dessa forma, destaca-se o risco de disseminação ampla das variantes de Manaus, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Inglaterra. O estudo sugere a prorrogação do procedimento até a “imunização via vacina de 70% de toda população de Araucária, no limiar de imunidade de rebanho.

A equipe científica responsável pelo estudo de Araucária reuniu pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Amazônia (INPA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de uma pesquisadora aposentada do Butantan.

Preocupados com a vida dos trabalhadores e da comunidade de Araucária, os petroleiros da Repar deflagraram greve sanitária na última segunda(12). A principal reivindicação é a postergação da parada de manutenção até que a pandemia regrida e os sistema de saúde apresente níveis seguros de capacidade de atendimento à população. O movimento grevista começou após as mortes de três trabalhadores dos serviços de pré-manutenção da refinaria por consequência da Covid-19.

Reportagem: Taís Santana

WhatsApp-Image-2021-04-16-at-14 22 41
Foto: divulgação
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem