Paralisação dos caminhoneiros traz risco de epidemia com a morte de animais

 Paralisação dos caminhoneiros traz risco de epidemia com a morte de animais

(Foto Jonas Oliveira/Aen)

(Foto Jonas Oliveira/Aen)

A impossibilidade de descarte adequado para animais mortos, por consequência da paralisação dos caminhoneiros, traz um risco de epidemia, o que pode resultar em doenças à população e até colocar em risco as exportações de carne. O alerta é das autoridades de saúde pública e também da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Mais de um bilhão de aves e 20 milhões de suínos estão em risco de morte como consequência dos bloqueios nas estradas. Até agora, segundo a ABPA, desde o início da greve, em todo o Brasil, são quase 70 milhões de aves mortas. O diretor-executivo da associação, Ricardo Santin, relata a preocupação dos produtores e empresários com o problema que pode afetar a saúde da população.

A associação garante, também, que já há registros de canibalismo entre animais que estão passando fome. Ricardo Santin explica que, em uma das principais empresas de abate de aves, os números são alarmantes. E, por consequência, o prejuízo também.

O setor produtivo estadual também se diz preocupado com esse problema. O presidente da Federação da Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, se manifestou durante um encontro do G7 – grupo que reúne as principais entidades do setor no estado.

Segundo a Fiep, as indústrias paranaenses estão próximas da perda máxima de R$ 550 milhões por dia. Para a Federação, na situação atual, considerando o fim da paralisação, o setor produtivo do estado ainda levaria até oito dias para conseguir normalizar o atendimento às necessidades básicas da população.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem