Paraná: 26,4 mil colocam DIU pelo SUS em quatro anos
O DIU de cobre é um método contraceptivo considerado eficaz, seguro e de longa duração
Nos últimos quatro anos, 26,4 mil mulheres colocaram o Dispositivo Intrauterino TCu 380 (DIU de cobre) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foram divulgados nesta segunda-feira (30).
Disponibilizado pelo SUS desde 2017, o DIU é um método contraceptivo considerado eficaz, seguro e com longo tempo de duração. O DIU de cobre pode ser utilizado sem necessidade de troca por dez anos. A inserção é feita por meio de um procedimento simples e existe a possibilidade de reversão.
No estado, a Linha de Cuidado Materno Infantil oferta o método nas unidades de saúde, maternidades e ambulatórios. A chefe da Divisão de Atenção da Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Poliquesi, destaca que este é apenas um dos métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS.
De acordo com o levantamento, o volume de procedimentos para colocação de DIU de cobre apresentou alta expressiva a partir de 2021, quando ultrapassou a marca de cinco mil. Moradora de Enéas Marques, no sudoeste, Elaine Regina Catanio, de 35 anos, colocou o DIU há cerca de um ano. Ela optou pelo método contraceptivo pelo fato de ser seguro e livre de hormônios.
Em 2024, até julho, foram realizados 3.363 procedimentos.
Reportagem: Vanessa Fontanella