Paraná: ações de segurança com aeronaves são referência nacional
Em um ano, BPMOA realizou mais de 900 missões; tema é destaque em encontro nacional
A aquisição do Paraná de novas aeronaves para ações de patrulha, cuidado e resgate foram destaque no segundo dia do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG 2024).
O evento, considerado o maior da área, ocorre em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Para o governador Ratinho Junior, o Projeto Falcão, que conta com aeronaves equipadas com alta tecnologia para o combate ao crime, é uma referência nacional.
Em um ano, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) realizou mais de 900 missões aéreas, entre elas, a apreensão de veículos envolvidos com o tráfico de drogas e contrabando.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, explica que, em quatro anos, o reforço no orçamento da frota aérea usada pelas forças do estado foi de 300%.
A tecnologia dos helicópteros utilizados pelo Paraná inclui câmeras termais, farol de busca de alto desempenho e alto-falantes externos. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Manoel Vasco, detalha a importância dos helicópteros no dia a dia dos bombeiros, especialmente no resgate de pessoas.
O encontro, que ocorre todos os anos, é reconhecido por reunir profissionais e autoridades da segurança pública e defesa civil de todo o País para compartilhar experiências.
Reportagem: Mirian Villa e Barbara Hammes