Paraná adota medidas de emergência contra falta de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde

 Paraná adota medidas de emergência contra falta de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde

(Foto: divulgação/Secretaria da Saúde)

(Foto: divulgação/Secretaria da Saúde)

Pelo menos 19 remédios que deveriam ser enviados ao Paraná pelo Ministério da Saúde não estão chegando ao Estado. A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo compras emergenciais para evitar que pacientes tenham que interromper tratamentos graves. Segundo a pasta, R$ 5 milhões estão sendo investidos para garantir o abastecimento dos remédios. Sem a medida, 12 itens já poderiam faltar nos próximos dias, enquanto o estoque de outros sete só é suficiente para os próximos 15 ou 30 dias.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Nestor Werner Junior, o atraso no envio dos medicamentos levou a pasta a tomar as medidas emergenciais.

Dos 19 medicamentos com risco de falta no estado, 15 têm alternativa terapêutica prevista nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde. Por isso, os pacientes estão sendo orientados a buscar uma possibilidade de substituição junto aos médicos. Outros quatro medicamentos, usados no tratamento de imunossupressão nos transplantes, da síndrome de Guillain Barré e contra a hepatite B, não podem ser substituídos.

Nestes casos, a Sesa-PR iniciou o processo de compra em caráter emergencial para suprir a demanda. Em entrevista à rádio Bandeirantes do Rio Grande do Sul, o presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) Alberto Beltrame, afirma que a crise atinge todo o país e por isso não há como remanejar estoques entre os estados.

Segundo o Conass, em todo o Brasil, dois milhões de pacientes dependem desses remédios, que têm alto custo. Beltrame afirma que um atraso no processo de compra dos itens refletiu no atraso das entregas.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que desde janeiro mantém esforços para regularizar o abastecimento de medicamentos, porque muitos processos não foram iniciados no tempo devido. A pasta afirma ainda que está adotando uma série de medidas para evitar que a situação aconteça novamente, entre elas a ampliação dos processos licitatórios para abastecimento de no mínimo um ano.

O texto afirma que medidas emergenciais estão sendo adotadas como remanejamento de estoques e antecipação da entrega de medicamentos por laboratórios contratados, mas não informa quando os remédios chegarão aos estados, efetivamente.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem