PolíticaEleições

Paraná ainda não definiu dez das secretarias

Até esta segunda-feira (02), 14 nomes foram anunciados.

 Paraná ainda não definiu dez das secretarias

Foto: Arnaldo Alves/ AEN

Dez das vinte e quatro secretarias de estado não foram definidas para o segundo mandato de Ratinho Junior (PSD).  Até esta segunda-feira (02), 14 nomes foram anunciados. Desses, 12 são homens. Os comandos das outras dez pastas devem ser divulgados nos próximos dias.

Quem assume a Secretaria das Cidades é o atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. Ele segue no comando da capital, mas terá que escolher uma das duas remunerações. Pimentel é formado em administração, tem pós-graduação em agronegócios e especialização em cidades inteligentes.

Anunciado recentemente, João Carlos Ortega segue na Casa Civil. Durante a primeira gestão de Ratinho, Ortega ocupou a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Ele é formado em gestão de recursos humanos, e foi vereador e vice-prefeito de Jandaia do Sul, cidade de Ratinho Junior.

Beto Preto se mantém na Secretaria da Saúde. O médico esteve à frente da pasta durante a pandemia da Covid-19, além de ter sido eleito deputado federal pelo Paraná. Ele já foi prefeito de Apucarana e diretor-geral da Ouvidoria Nacional do SUS.

Na pasta da segurança pública, se mantém o coronel Hudson Leôncio Teixeira. Ele assumiu a Secretaria após a tentativa de roubo à empresa de valores em Guarapuava, que ficou conhecida como “novo cangaço”. Antes, ele era comandante-geral da Polícia Militar do Paraná.

A Secretaria de Estado da Educação é de Roni Miranda, que foi diretor da pasta durante o mandato anterior, quando Renato Feder era secretário. Ele participou da criação das escolas cívico-militares e da transição para o Novo Ensino Médio. Miranda é professor de história.

Quem está à frente da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é Norberto Ortigara, renovado para mais um mandato. Ele é técnico agrícola e economista com especialização em economia rural e segurança alimentar. Na primeira gestão, Ortigara foi um dos responsáveis pela certificação e área livre de febre aftosa.

Renê de Oliveira Garcia Júnior segue na Secretaria da Fazenda. Ele é doutor e mestre em economia e bacharel em administração.

Ex-deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva assume a Secretaria de Planejamento. Ele é empresário e consultor internacional de negócios, além de ter sido vereador de Pato Branco.

Na Superintendência da Cultura, permanece Luciana Casagrande Pereira. Arquiteta e urbanista, ela foi presidente do Instituto Paranaense de Arte e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Na primeira gestão, ela comandou os recursos da Lei Aldir Blanc, o “auxílio emergencial” da classe artística. No Paraná, ele foi aplicado em bolsas de capacitação.

Quem comanda a Secretaria do Esporte é Helio Wirbiski, um dos criadores dos Jogos de Aventura e Natureza e coordenador-geral do Verão Maior Paraná.

Na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços está Ricardo Barros. O engenheiro civil e está no sétimo mandato como deputado federal, foi líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados e ministro da Saúde durante o governo Temer.

Na Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital está Marcelo Rangel. Ele é advogado, radialista, foi prefeito de Ponta Grossa e deputado estadual. Na primeira gestão Ratinho, foi superintendente de Inovação.

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência se mantém com Elisandro Pires Frigo. Ele é formado em engenharia e doutor em agronomia.

Por fim, que assume a Procuradoria-Geral do Estado é Leticia Ferreira da Silva. Ela é formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e foi integrante do Conselho Superior da PGE.

Serão definidas ainda as seguintes secretarias: Desenvolvimento Sustentável, Trabalho, Qualificação e Renda, Justiça e Cidadania, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Comunicação, Ação Social e Família, Mulher e Igualdade Racial, Turismo, Infraestrutura e Controladoria-Geral.

Informações: Larissa Biscaia

Avatar

larissa.biscaia

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões