ParanáGeral

Paraná completa um ano sem pedágio

Falta de conservação das estradas provoca impacto negativo na economia

 Paraná completa um ano sem pedágio

Foto: reprodução/instituto brasil transportes

Paraná completa neste domingo 1 ano sem pedágio. A discussão sobre a nova concessão já se estende por quase dois anos e, na última semana, foi feito um pedido da Frente Parlamentar do pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná à equipe de transição do governo federal para a suspensão do atual processo de concessão. Ou seja, há chances de o Paraná continuar sem pedágio por vários meses.

Veja mais:

O modelo de concessão originalmente proposto pelo governo federal provocou um movimento raramente visto na Assembleia. Uma votação unânime contra uma proposta governamental e com um movimento de consulta publica e debates que se estenderam por meses.

O professor Luiz Fayet, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR, estuda o modelo de concessão do pedágio paranaense há aproximadamente 18 anos. Ele é um dos coordenadores do estudo que respaldou as manifestações parlamentares contra o modelo atualmente proposto, e de acordo com a análise, o pedágio deve manter o modelo de menor tarifa.

Segundo um relatório recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 62,5% das rodovias do estado estão com problemas estruturais, de sinalização ou conservação.

Esta situação se reflete no dia a dia dos serviços de transporte, como indica o presidente da Federação de Empresas do Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar), Sergio Malucelli.

Ele deu como exemplo o caso de deslizamento que ocorreu no dia 14 de outubro na BR-277 e, passados mais de 40 dias, a situação ainda não foi resolvida. O trecho chega a provocar filas de até 4 horas, situação que, por contrato, deveria ser resolvida em 24 horas com a concessão.

Malucelli avalia que o impacto do problema atinge toda a população. 

Durante o período sem concessão, as praças de pedágio fechadas também provocam filas para a passagem de carros pelas laterais em velocidade reduzida, o que já causou diversos acidentes, incluindo vítimas fatais. 

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Curitiba lidera o número de ocorrências envolvendo uso e porte de drogas, com 3.369 registros

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Juiz do tribunal do júri ordenou intimação por WhatsApp, ao invés do sistema eletrônico

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Curitiba suspendeu a imunização para pessoas a partir de 12 anos

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Em 2024, a região deve aumentar em 10% a quantidade de hectares