Paraná é o estado com a maior produção industrial do Brasil

 Paraná é o estado com a maior produção industrial do Brasil

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

O Paraná é o estado do país com o maior índice de crescimento na produção industrial em 2019. Dados do IBGE divulgados nesta semana mostram que, de janeiro a julho, o percentual acumulado no estado foi de 7,2%, o mais elevado entre todos os 15 locais pesquisados.

Nacionalmente, a taxa foi de -1,7%. E o pesquisador Júlio Suzuki Júnior, do Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, afirma que o mais surpreendente é apurar esse resultado no atual contexto, marcadamente negativo.

O desempenho do Paraná de janeiro a julho de 2019 é o maior desde 2010, quando a indústria paranaense cresceu 22,3%. Isso aconteceu durante o chamado boom econômico – quando a indústria brasileira teve um crescimento de 14,5% no mesmo período. Ainda de acordo com o IBGE, o cenário na indústria do estado conta principalmente com o comportamento positivo de setores como veículos automotores, reboques e carrocerias, além de produtos alimentícios, máquinas e equipamentos.

Já no acumulado de agosto de 2018 a julho de 2019, o Paraná aparece em segundo com crescimento de 4,8%, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou 8,4%. Nesse recorte de tempo, a taxa nacional apresentou queda de 1,3%.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem