Paraná é o estado que mais realiza cirurgia bariátrica pelo SUS no Brasil

 Paraná é o estado que mais realiza cirurgia bariátrica pelo SUS no Brasil

Foto: divulgação/ SETI

Foto: divulgação/ SETI

O Paraná é o estado que mais realiza cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. De acordo com dados do Serviço de Informações Hospitalares do SUS, no ano passado, o Paraná fez 6.692 cirurgias, o que representa 58,6% dos mais de 11 mil procedimentos realizados em todo país. São Paulo está na segunda posição com 1.600, procedimentos seguido por Minas Gerais com 938 cirurgias.

A cada ano há um aumento no número de bariátricas feitas pela rede pública, no entanto, o SUS ainda realiza menos cirurgias que os planos de saúde que, por ano, têm uma média de cem mil procedimentos.  Para o cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Marcos Leão Villas Boas, é necessário que haja um investimento cada vez maior no setor público com o objetivo de atender os mais de quatro milhões de pacientes que estão aptas a fazer a cirurgia no Brasil.

De acordo com Marcos Leão, estão aptos a fazer a cirurgia bariátrica aqueles pacientes com Índice de Massa Corporal acima de 40, pessoas com problemas de saúde ligados à obesidade como hipertensão, gordura no fígado e colesterol alto e ainda aqueles pacientes que possuem diabetes tipo 2.

A administradora Micheli Caroline Sikora, de 32 anos, fez cirurgia em agosto do ano passado e de lá para cá já perdeu 24 quilos. Ela conta que ganhou peso depois de sofrer um acidente em 2009 e, com isso, inclusive, tarefas diárias e simples começaram a ficar prejudicadas.

A administradora lembra ainda que a cirurgia permitiu que ela mudasse hábitos alimentares e criasse uma rotina mais regrada de exercícios físicos.

O cirurgião ainda fala que além de cuidar da alimentação no pós-cirúrgico, é importante que o paciente faça exames laboratoriais periodicamente.

No Paraná, o Hospital Angelina Caron realizou 3.872 cirurgias bariátricas em 2018, segundo levantamento do Balanço Social anual. Esse número compreende 58% dos procedimentos em todo o estado e a 36% do país, o que faz do hospital líder em cirurgias bariátricas no Brasil.

O cenário da obesidade no Brasil e os novos tratamentos para controle da doença serão debatidos entre os dias 15 e 18 de maio, durante o 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Curitiba.

O evento será realizado na Expo Unimed e as inscrições podem ser feitas pelo site www.congressobariatrica.com.br.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem