ParanáGeral

Paraná é o estado que mais realiza consultas pré-natal

Dados apontam que 87,4% das gestantes paranaenses passaram por sete consultas ou mais

 Paraná é o estado que mais realiza consultas pré-natal

Foto: Albari Rosa/ AEN

O Paraná é o estado que mais realiza consultas pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mostram que 87,4% das gestantes paranaenses passaram por sete consultas ou mais. Resultado que mantém o Paraná na liderança do ranking nacional no primeiro semestre deste ano, segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do governo federal.

Os indicadores apresentados pelo Paraná são resultado da implantação de princípios da Linha de Cuidado: captação precoce da gestante (até 12 semanas de gestação); estratificação de risco da gestação; acompanhamento no pré-natal, com no mínimo sete consultas e garantia de exames e atendimento na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) para as gestantes de risco intermediário e alto risco, além da vinculação da gestante ao hospital de referência e atenção ao parto, conforme risco gestacional; atenção ao puerpério e atendimento ao recém-nascido; planejamento sexual e reprodutivo, e promoção à saúde.

A Linha de Cuidado Materno Infantil é composta por um conjunto de ações para assegurar às gestantes o acesso, o acolhimento e a resolutividade, por meio de um modelo de atenção voltado ao pré-natal, parto e nascimento seguros. As ações garantem à criança o crescimento e o desenvolvimento saudáveis nos seus dois primeiros anos de vida.

A Linha de Cuidado também prevê estrutura de sistema logístico, que inclui transporte sanitário e regulação de leitos para as usuárias

Informações: Marlon Santiago

Avatar

Mariana Godoi

Paraná tem 94% das cidades infestadas pela dengue

Paraná tem 94% das cidades infestadas pela dengue

Cidade com maior índice é Floraí, no noroeste do estado

Nova lei vai facilitar identificação de pacientes em hospitais

Nova lei vai facilitar identificação de pacientes em hospitais

A regulamentação passa a valer a partir de 30 de setembro

Fumaça de queimadas volta ao Paraná

Fumaça de queimadas volta ao Paraná

Os ventos fortes favorecem o ingresso da fumaça em todo o Estado