ParanáGeral

Paraná é o segundo estado com mais incêndios por sobrecarga

Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel)

 Paraná é o segundo estado com mais incêndios por sobrecarga

foto: Ilustrativa/ pixabay

O Paraná é o segundo estado que mais registrou incêndios por sobrecarga no país, com 88 ocorrências registradas no último ano. São Paulo lidera o ranking, com 92 acidentes. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Os principais casos foram registrados em residências e em empresas. Já em relação aos choques elétricos, o Paraná fica em sexto lugar, com 37 mortes. De acordo com o engenheiro eletricista, Fábio Amaral, muitas pessoas ainda desconhecem os riscos que podem ocorrer com a energia elétrica.

Em todo o Brasil, as principais causas de mortes por choques elétricos foram: fio partido ou sem isolamento; eletrodoméstico e extensão, benjamins e tomadas. O carregamento de celulares também tem sido preocupante.

Além dos choques, responsáveis por 674 óbitos, houve a perda de 46 vidas em incêndios por sobrecarga de energia (curto-circuito) e 40 por descargas atmosféricas (raios). No que diz respeito às mortes, na listagem, o Paraná ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, ambos com 41; Bahia (45); Pernambuco (49); e São Paulo (59), o número um da listagem, que engloba, ao todo, 674 óbitos em todo o país.

Reportagem Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Levantamento também apontou dados de divórcios no estado

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Ao menos um quarto da composição do produto deve ser de cacau, segundo a Anvisa

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.