ParanáGeral

Paraná encontra materiais genéticos de Leandro Bossi, desaparecido em 1992

A identificação se deu com o confronto com o DNA de familiares do menino

 Paraná encontra materiais genéticos de Leandro Bossi, desaparecido em 1992

Foto: divulgação

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) confirmou que ossada analisada como sendo de Leandro Bossi, é a mesma que foi encontrada em fevereiro de 93 na mata onde também foi encontrado, no ano anterior, o corpo de outra criança: Evandro Ramos Caetano de seis anos.

Na época um exame de DNA havia apontado que os ossos eram de uma menina. Agora, esses fragmentos foram enviados para o laboratório da Polícia Federal em Brasília e submetidos a um teste de DNA mitocondrial, que é uma técnica mais sensível e assertiva. Foi feita então uma comparação com o material genético da mãe, com resultado de 99,99% de compatibilidade. E depois de 30 anos sem respostas, a confirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.

Leandro Bossi desapareceu em 15 de fevereiro de 1992, durante um show em Guaratuba, no litoral do Estado. Na época ele tinha sete anos de idade. Menos de dois meses depois, foi registrado o desaparecimento de outra criança na cidade, o menino Evandro Ramos Caetano, de seis anos. O corpo de Evandro foi encontrado cinco dias depois, em 11 de abril, em um matagal, sem vários órgãos e com os pés e mãos amputados. O caso teve grande repercussão e a morte chegou a ser ligada a rituais religiosos, duas irmãs e três pais de santo foram presos suspeitos de participação no crime. Elas ficaram conhecidas como as bruxas de Guaratuba e somente anos depois foram inocentadas. Mas o desaparecimento do menino não havia sido até então solucionado.

Apesar dessa ossada ter sido encontrada em fevereiro do ano seguinte no mesmo local, não havia confirmação de que eram de Leandro. E agora, apesar da compatibilidade confirmada, ainda restam importantes informações pendentes quanto a morte da criança. Segundo a delegada do Sicride, Patricia Nobre estes esclarecimentos só serão possíveis com a análise do inquérito do caso, que está arquivado em Guaratuba.

O irmão de Leandro, Lucas Bossi, considerou a demora como traição.

No Paraná restam 26 crianças desaparecidas. Outros sete fragmentos ósseos estão sendo analisados em Brasília e serão comparados com amostras genéticas das famílias.

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666