Paraná entra em alerta para a possibilidade de tempestades severas

 Paraná entra em alerta para a possibilidade de tempestades severas

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Foto: Daniel Castellano/SMCS

O Paraná está no alerta laranja do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, para a possibilidade de tempestades severas a partir do período da tarde de hoje (12). Uma frente fria se desloca pelo continente e pode provocar chuva bastante volumosa, com rajadas de vento forte e também muitos raios.

De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Instituto Simepar, isso tende a acontecer porque o ambiente está muito aquecido e pela presença de outro sistema meteorológico muito próximo do sul do Brasil. Com isso, eventuais estragos também podem ocorrer em diferentes partes do estado.

Mais de 10 ocorrências de queda de galhos ou árvores foram registradas ontem (11) à tarde na capital paranaense, principalmente na zona sul da cidade. O vento, na ocasião, passou dos 40 quilômetros por hora.

Ninguém se feriu, mas houve prejuízos materiais, e hoje os eventos podem ser ainda piores por causa do tipo de nuvem que se forma nessas circunstâncias.

Ainda conforme o Inmet, o volume de chuva deve variar de 50 a 100 milímetros em algumas localidades paranaenses, o que favorece a ocorrência de alagamentos, e o vento pode atingir até 100 quilômetros por hora. Na sequência, a frente fria avança para o sudeste do país e não se descarta a possibilidade de mais problemas inclusive na capital fluminense, já bastante castigada pelo tempo na semana passada.

As projeções do Simepar indicam também que as instabilidades vão permanecer sobre o estado ao longo dos próximos dias, ainda que de forma mais irregular, e as temperaturas tendem a ficar mais amenas ao menos até o próximo domingo (17).

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.