ParanáGeral

Paraná está com baixo índice de adesão à multivacinação

Algumas patologias, já erradicadas, podem voltar a circular por causa da queda na cobertura vacinal

 Paraná está com baixo índice de adesão à multivacinação

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os baixos índices de adesão à vacinação contra doenças como hepatite, tuberculose, sarampo e poliomielite, têm preocupado a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Algumas patologias, já erradicadas e eliminadas, podem voltar a circular por causa da constante queda na cobertura vacinal. O Paraná registrou uma diminuição no índice de vacinação geral, sobretudo em crianças e adolescentes nos últimos 2 anos. A redução é resultado de uma tendência que atinge o Brasil desde 2015, mas que se acentuou com o início da pandemia da covid-19, em 2020. Por isso, a Sesa faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância em manter a carteirinha de vacinação em dia. Pelo menos 10 vacinas administradas em crianças e adolescentes sofreram redução, entre elas a vacina BCG, que confere proteção contra a tuberculose e a vacina contra a poliomielite, que previne a paralisia infantil. O secretário de Estado da Saúde do Paraná, César Neves, alerta que a erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total, como o sarampo, que em 2018 voltou a circular no Brasil.

A vacinação contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Do nascimento até os 15 meses, são ofertadas 13 vacinas, sendo primeiras doses e dose de reforço. Aos 4 anos, a criança deve ser imunizada com o segundo reforço da tríplice bacteriana e poliomielite, além das vacinas contra a varicela e a febre amarela. Dos 9 aos 19 são mais seis vacinas. Adultos e idosos também devem atualizar a caderneta, pois muitas delas precisam de reforço nessa faixa etária. Às gestantes são disponibilizadas doses para prevenir doenças como hepatite, tétano, difteria e o vírus da gripe H1N1.

Reportagem Fernanda Scholze

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

UFPR convoca candidatos cotistas para banca de validação

UFPR convoca candidatos cotistas para banca de validação

1.107 candidatos concorrem a vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência

Associação Comercial do Paraná lança campanha Outubro Rosa

Associação Comercial do Paraná lança campanha Outubro Rosa

Abertura das ações em prol da saúde feminina teve presença da primeira-dama do Paraná

Industriais estão mais otimistas com a economia em setembro

Industriais estão mais otimistas com a economia em setembro

Índice de Confiança do Empresário Industrial, da Fiep, avançou três pontos na comparação com agosto

Obras da Ponte de Guaratuba serão licitadas nesta semana

Obras da Ponte de Guaratuba serão licitadas nesta semana

As participantes vão competir oferecendo valores cada vez menores, até um tempo limite ser atingido