Paraná está em alerta contra dengue

 Paraná está em alerta contra dengue

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo ANPr

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo ANPr

O Paraná está em alerta para novos casos de dengue. Só nos primeiros dias do ano, o Estado já registrou 129 pessoas com a doença em 33 municípios. Dois casos apresentaram sinais de alarme e um é considerado grave. A chegada do verão, com temperaturas mais altas e o clima chuvoso, propicia o acúmulo de água e o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

A circulação do vírus no Paraná é mais intensa no Norte, no Noroeste e na região Oeste. Em Uraí, na região norte, são 33 ocorrências registradas neste ano, no município que é considerado pequeno, com onze mil habitantes. Outro agravante é a crescente circulação do vírus da dengue tipo 2. Até o ano passado, a grande maioria dos casos registrados no Paraná, cerca de 90%, era do tipo 1. As pessoas que já são imunes ao tipo 1 ainda podem ser infectadas pela dengue do tipo 2.

Segundo a chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, a eliminação das larvas nos criadouros depende muito do empenho dos moradores, que precisam eliminar os focos de água parada.

O verão é a estação do ano que mais concentra casos de dengue no Paraná. As temperaturas mais quentes favorecem os criadouros. Os ovos geralmente são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver.

Ivana Belmonte lembra que pessoas que vão para o litoral nas férias também devem prestar atenção se há criadouros do mosquito da dengue.

Entre os criadouros mais comuns estão vasos e pratos de plantas, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. Também existem outros vilões que nem sempre estão à vista, como calhas entupidas, bromélias e bandejas externas de geladeira abandonadas.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem