Paraná está entre os cinco estados em aplicações de vacinas
Estado possui mais de 1.800 salas de vacinas distribuídas em diversas Unidades Básicas de Saúde
O Paraná é o quinto estado do Brasil com o maior número de vacinas aplicadas da Covid 19, atrás da Bahia com 36.147.760 doses aplicadas, Rio de Janeiro com 42.345.767, Minas Gerais com 53.276.782 e São Paulo com 131.372.463.
Ao todo, o Brasil já registrou a aplicação de 522 milhões de vacinas contra a Doença. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), nesta quinta-feira (17/outubro), Dia Nacional da Vacinação. O Paraná possui mais de 1.800 salas de vacina distribuídas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios, por todo o Estado.
O Calendário Nacional de Vacinação contempla 20 imunizantes na rotina, abrangendo crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Entre as doenças que possuem vacinas, estão a Covid-19, influenza, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras enfermidades graves que podem levar à morte. O secretário de Estado da Saúde, César Neves destaca a importância dos imunizantes.
Além das vacinas de rotina, anualmente o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, promove campanhas específicas de vacinação, como é o caso da Influenza e, nos últimos anos, da Covid-19. Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza registrou 3,2 milhões de vacinas aplicadas no Paraná dentre os mais de 4,5 milhões de pessoas elencadas como público-alvo.
A cobertura da campanha foi de 55,96%, sendo que o necessário era de 95% deste público. Segundo o Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, o Paraná aplicou, até esta quarta-feira (16), mais de 29,8 milhões de vacinas contra a Covid-19. Além disso, o Estado também registrou 2 milhões de vacinas bivalentes.
Reportagem: Marlon Santiago