Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo em empregos, mas junho apresenta aumento de desempregados

 Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo em empregos, mas junho apresenta aumento de desempregados

(Foto: Divulgação / AENotícias PR)

(Foto: Divulgação / AENotícias PR)

Nos primeiros seis meses do ano, o Paraná registrou a criação de 23 mil empregos dentro do estado, já considerando o balanço entre admissões e demissões.

De acordo com um balanço elaborado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, divulgado ontem (17), no Paraná foram registradas 571.070 contratações no período, contra 547.881 demissões.

A economista da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Suellen Glinski, falou que os setores de maiores destaques foram os de serviços e da indústria.

Entre os principais setores o de serviços teve o melhor resultado do semestre, com saldo de aproximadamente 12.000 postos de trabalho, seguido pela indústria da transformação com 10.500 vagas e pela agropecuária, que registrou saldo de quase 2.600 empregos. Em contrapartida, no mês passado, último computado no semestre, o balanço foi negativo, com a perca de 3.516 vagas de trabalho.

No mês de junho, apenas a agropecuária, com saldo de 447 postos de trabalho, e os serviços industriais de utilidade pública, com 56 vagas, fecharam o mês com saldo positivo. Suellen Glinski disse que a queda não preocupa, por junho ser um mês tradicionalmente considerado de entressafra pela secretaria.

O setor que teve o pior saldo do semestre foi o comércio, que fechou cerca de 3.500 postos de trabalho. A economista da Seju falou que o comércio é alavancado pelo crescimento dos outros setores, mas que o avanço segue de forma mais lenta. A expectativa, é que o comércio cresça a partir do segundo semestre, principalmente com as festas de fim de ano.

No comparativo com o primeiro semestre de 2016, houve recuperação na geração de empregos no Paraná. De janeiro a junho do ano passado, o saldo de empregos do estado era negativo em 16.763 vagas. A expectativa da Seju é que o balanço continue positivo e aumente para o segundo semestre deste ano.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Acidente com ambulância deixa mulher ferida no Centro Cívico

Acidente com ambulância deixa mulher ferida no Centro Cívico

Ambulância seguia para o atendimento quando um carro não parou para a passagem do veículo

Rompimento de adutora interrompe abastecimento de água

Rompimento de adutora interrompe abastecimento de água

Bairros em Curitiba, Campo Largo e Campo Magro ficarão sem abastecimento até sábado