Paraná fecha primeiro trimestre de 2019 com 536 mil desempregados

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Paraná fechou o primeiro trimestre de 2019 com 536 mil desempregados, segundo pesquisa nacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa uma taxa de desemprego de 8,9%. De acordo com o levantamento, o índice de desocupação no estado aumentou 1 ponto percentual em relação ao último trimestre de 2018, quando o Paraná estava com 469 mil desempregados.

A economista do observatório do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glinski, diz que apesar do aumento na taxa de desocupação, o Paraná é um dos estados com menor percentual de desemprego do Brasil, junto com Rondônia e atrás de Santa Catarina (7,2%) e Rio Grande do Sul (8%).

No primeiro trimestre, a média nacional da taxa de desemprego ficou em 12,7%, ou seja, treze milhões e quatrocentas mil pessoas procuravam emprego no país. De acordo com o IBGE, um a cada quatro desempregados brasileiros estavam há mais de dois anos procurando trabalho entre janeiro e março deste ano.

Reportagem: Thaissa Martiniuk