Paraná ganha nova sequência alfanumérica de placas de veículos
Nova sequência atende as necessidades do estado pelos próximos dois anos, segundo o Detran
O Paraná terá uma nova sequência alfanumérica de placas veiculares. Segundo o Detran, são quatrocentas e 39 mil e novecentas unidades disponíveis para registro. A nova sequência vai de T-A-I até T-A-Z e de T-B-A até T-B-Z.
De janeiro a maio, foram 108 mil e 400 veículos emplacados, seis mil e 600 deles de forma online. O Paraná realiza uma média de 21 mil emplacamentos mensais. Segundo o Detran, a nova sequência atende as necessidades do estado pelos próximos dois anos.
O motorista que tem o interesse de escolher a placa do seu carro precisa pagar um valor de 150 reais. Essa opção, no entanto, não está disponível para veículos usados. O valor arrecadado com essa possibilidade é destinado ao desenvolvimento de projetos sociais no estado.
Quem não deseja fazer a seleção dos dígitos recebe a placa conforme a ordem sequencial do cadastro do Detran. A sequência de placas veiculares teve início em 1990 e o Paraná foi o primeiro estado a ser contemplado, com a sequência AAA-0001.
A última sequencia de placas recebidas pelo Detran foi em 2022. Foram quinhentas e 19 mil e novecentas unidades. Desde o ano passado, o primeiro emplacamento de veículos no Paraná pode ser realizado de forma 100% online, pelo computador ou celular.
LEIA TAMBÉM
Por não exigir a vistoria, a opção remota representa redução de 17% do valor. A iniciativa é pioneira no país. O serviço pode ser feito em menos de 15 minutos.
COMO FAZER – No ato da compra do veículo é emitida a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), com a qual o cidadão inicia o processo online, no portal do Detran-PR ou no aplicativo Detran Inteligente, colocando as informações da NFe, documento de identificação e foto.
Se as informações estiverem corretas, uma notificação é encaminhada por e-mail contendo a liberação da guia para emissão no site do Detran-PR. Após o pagamento, é liberada a autorização de estampagem de placa, o CRLV-e (documento para circulação) e o código de segurança. O proprietário pode, então, buscar uma estampadora de placa credenciada pelo Detran-PR.
Informações: Cleverson Bravo