ParanáServiços

Paraná gera mais empregos na região Sul em 2022

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no ano

 Paraná gera mais empregos na região Sul em 2022

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Paraná é o estado do Sul do Brasil que mais gerou empregos em 2022, de acordo com o levantamento do Caged, Cadastro Geral de Empregados e desempregados, do Ministério do Trabalho. Os dados apontam que mais de 136 mil novos postos formais foram ocupados entre janeiro e setembro deste ano. A pesquisa leva em consideração o número de admissões (1.359.767) e de demissões (1.222.951). Só no mês de setembro foram registradas 12.920 novas vagas de emprego com carteira assinada no estado.

Veja mais:

Na região Sul, o Paraná gerou cerca de 18 mil vagas a mais que Santa Catarina e 34 mil postos a mais que o Rio Grande do Sul. No Brasil todo, é a quarta melhor média, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, os paranaenses estão cada vez mais tendo acesso a programas profissionais e oportunidades de emprego.

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no ano, o que representou 42,6% dos novos postos formais no Paraná. Em seguida estão comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, indústria geral, construção e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Curitiba foi a cidade responsável pelo maior número de vagas preenchidas em 2022 no estado, com saldo superior a 36 mil empregos gerados. Em setembro, Londrina, no Norte do Paraná, foi o município que gerou o maior número de novos postos de trabalho, totalizando 1.153 vagas ocupadas.

Reportagem por Leo Coelho

Avatar

mariane.abreu

Pista da Br 277 liberada

Pista da Br 277 liberada

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas