Paraná implanta Programa Mais Acesso a Especialista; entenda
Até o momento 99% dos municípios do estado aderiram ao projeto
A implantação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, segue avançando no Paraná. O projeto tem o intuito de ampliar e qualificar o cuidado, além de reorganizar o acesso à Atenção Especializada (AE).
Veja mais:
Outro intuito do programa é reduzir as filas e o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste novo modelo, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame, ele não precisará entrar em várias filas. A pessoa será incluída em apenas uma fila. No Paraná, o programa está sendo implantado pela Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Atualmente já foram definidos as diretrizes para a construção dos Planos de Ação Macrorregionais e o diagnóstico junto aos 399 municípios do estado. A adesão ao projeto ocorre de forma voluntária e até o momento 99% dos municípios paranaenses já fazem parte do programa.
O programa propõe uma Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), com um conjunto de procedimentos que agrega um rol de consultas e exames. Inicialmente serão estas cinco especialidades: Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oncologia, Cardiologia e Oftalmologia.
De acordo com secretário de Estado da Saúde, César Neves, isso irá organizar melhor os atendimentos.
O presidente do Cosems, Fábio de Mello, afirma que o novo programa está sendo discutido nas 22 regiões de saúde do estado.
No país, o Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE) terá investimento de R$ 1 bilhão, em 2024.
Reportagem: Brenda Niewiorowski